História de Roma
Qual foi a origem de Roma? Como se tornou um Império? Qual foi o papel da Igreja Católica em sua história? A história de Roma é uma das mais longas e interessantes do mundo.
A origem de Roma ainda é desconhecida. As diversas teorias se baseiam na informação dos autores antigos e nos diferentes tipos de descobertas arqueológicas encontradas em Roma.
Por esses motivos, esta etapa inicial da história aparece mais como uma lenda do que como uma história real e se chegou a colocar em dúvida a existência do período monárquico.
Os historiadores dos séculos XIX e de boa parte do XX desestimaram a tradição e a história dos primeiros reis de Roma (Rômulo, Numa Pompilio, Tulio Hostilio) assim como a data de fundação (753 a.C.) e ambas foram catalogadas como meramente legendárias.
O século XX já estava avançado quando, graças à arqueologia e a outras ciências, se conseguiu revalorizar a tradição tirando-lhe muitos elementos legendários e interpretações suspeitas.
Possivelmente, os primeiros habitantes de Roma procediam de diversas partes e não tinham nem o desenvolvimento econômico, nem cultural dos seus vizinhos do norte, nem do sul, os sabinos e os latinos.
No Palatino, os arqueólogos encontraram os restos de um primitivo povoado do século VIII a.C, com duas tumbas aos seus pés. Parece que, partindo de um núcleo, a população foi se espalhando pelas ladeiras das colinas próximas e, no século seguinte, pelo vale que havia entre eles.