
Basílica de Santa Maria Maggiore
A Basílica de Santa Maria Maggiore é uma antiga basílica católica considerada a maior das igrejas dedicadas à Virgem Maria em Roma, sendo uma das quatro maiores basílicas da cidade.
Voltando no tempo
Edificada sobre um templo pagão que homenageava a deusa Cibeles, a Basílica de Santa Maria Maggiore foi construída a meados do século IV sob as ordens do Papa Libério. Segundo a lenda, a Virgem apareceu ante o Papa, indicando as instruções para a construção da igreja, e a forma da planta foi desenhada por uma milagrosa nevada.
Com o passar dos anos, a basílica teve nomes muito variados, como Santa Maria das Neves (devido à nevada que indicou a forma da igreja), Santa Maria Liberiana (devido ao Papa Libério), Santa Maria da Manjedoura (por receber uma relíquia da Santa Manjedoura), e por último foi chamada de Santa Maria Maggiore (maior), já que é a maior de uma das 26 igrejas de Roma dedicadas à Virgem Maria.
No interior
A basílica mostra estilos arquitetônicos muito variados, desde o paleocristão até o barroco. O edifício completo foi restaurado e reformado durante o século XVIII, por isso a fachada e uma grande parte da decoração procedem desse período. Apesar disso, a igreja conserva o campanário, alguns mosaicos e chão de mármore do período medieval e algumas colunas jônicas procedentes de outros edifícios da Roma antiga, além dos incríveis mosaicos do século V.
A decoração do teto se conserva desde o período do Renascimento, enquanto as cúpulas e as capelas pertencem à época Barroca.
Uma acertada mescla de estilos
Provavelmente o mais chamativo da Basílica de Santa Maria Maggiore sejam as diferentes partes que contém pertencentes a períodos tão variados da história. Assim como se estivesse formada por fragmentos, a igreja resume as etapas mais importantes pelas quais passou a arte cristã em Roma.


Horário
Todos os dias das 7h00 às 19h00.
Liberian Museum Center: de segunda a sábado, das 9h30 às 18h.
Preço
Basílica: entrada gratuita.
Lugares próximos
Palazzo Massimo alle Terme (375 m) Estação Termini (412 m) Piazza della Repubblica (562 m) Basílica de Santa Maria degli Angeli (567 m) Termas de Diocleciano (592 m)