Basílica de São João de Latrão
Construída sob as ordens de Constantino o Grande durante o século IV, a Basílica de São João de Latrão foi a primeira igreja construída em Roma.
Erigida no século IV em homenagem a São João Batista e ao evangelista São João, a Basílica de São João de Latrão (Basílica di San Giovanni in Laterano) é a mais importante das quatro basílicas maiores, além de ser a Catedral de Roma.
Edificada sob as ordens de Constantino o Grande durante o século IV, a Basílica de São João de Latrão foi a primeira igreja construída em Roma.
A basílica no passado
No início do século IV, o imperador Constantino expulsou a família Laterani de suas terras com o objetivo de contruir sobre elas a primeira basílica romana.
Apesar de que, com o passar dos anos, a igreja tenha sofrido as consequências de um terremoto e de vários incêndios, ela foi exposta a diversas reconstruções e ainda conserva sua forma original, além do belo claustro do século XIII e um antigo batistério que está totalmente restaurado.
A Basílica de João de Latrão teve um importante papel na história, já que até 1870 todos os Pontífices foram investidos nela. Atualmente, a igreja não perdeu a importância que a caracterizava no passado, já que o Papa, como bispo de Roma, continua celebrando em seu interior os ofícios da Quinta-feira Santa.
Detalhes para levar em conta
O pórtico de dois andares que está na fachada principal da basílica data do século XVIII, e é o lugar de onde o Papa dá a sua benção a cada Quinta-feira Santa. Na parte superior da fachada, imponentes estátuas de Cristo e dos santos esculpidas durante o século XVIII dão as boas-vindas aos fiéis.
As portas centrais de bronze são as originais que eram utilizadas na Cúria romana, situada nos Fóruns Imperiais.
A basílica apresenta um interior grandioso e profundamente decorado, desde o teto até o chão decorados com mosaicos sobre os quais se erigem imponentes colunas e estátuas colossais.
Em frente da basílica está a Escada Santa, pela qual Jesus Cristo subiu para ser julgado na Sexta-feira Santa. Foi levado do palácio de Pôncio Pilatos em 326. Se você quiser conhecer esses dois lugares com um guia, pode reservar o free tour por Latrão e pela Escada Santa.
Entre as melhores da cidade
Além de ser a Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão está entre as igrejas mais bonitas da cidade. No entanto, apesar de ser uma das maiores igrejas, não é tão surpreendente quanto a Santa Maria da Conceição ou a São Clemente.
Horário
Todos os dias, das 7:00 às 18:30 horas.
Preço
Entrada gratuita.
Lugares próximos
Basílica de São Clemente (845 m) Coliseu de Roma (1.3 km) Termas de Caracalla (1.3 km) Arco de Constantino (1.4 km) Basílica de San Pietro in Vincoli (1.5 km)