Arco de Constantino
O Arco de Constantino foi construído no ano 315 em comemoração da vitória de Constantino I o Grande na batalha da Ponte Milvio. Está situado entre o Coliseu e a Colina Palatino.
Dados sobre o arco
Construído a partir de peças de edifícios anteriores, o Arco de Constantino é o mais moderno dos arcos realizados na Roma Antiga. Tem uma altura de 21 metros, uma largura de 25 e é composto por três arcos.
Nos relevos do monumento, feito com blocos de mármore, podem ser vistas estátuas extraídas do Fórum de Trajano e alguns relevos nos quais aparece Marco Aurélio distribuindo pão entre os pobres, além da representação de Trajano depois de sua vitória frente aos Dácios.
A inscrição da parte superior, feita originalmente em letras de bronze, diz o seguinte: “Ao Imperador César Flávio Constantino, o maior, pio e bendito Augusto: porque ele, inspirado pela divindade e pela grandeza de sua mente, liberou o estado do tirano e de todos os seus seguidores ao mesmo tempo, com seu exército e só pela força das armas; o Senado e o Povo de Roma lhe dedicaram este arco, decorado com triunfos”.
Um lugar estratégico na cidade
O Arco de Constantino é um dos monumentos melhor conservados da Roma Antiga. Graças à sua excelente localização, é um dos pontos mais fotografados e representativos da cidade.
Lugares próximos
Coliseu de Roma (144 m) Palatino (339 m) Fórum Romano (407 m) Basílica de San Pietro in Vincoli (500 m) Basílica de São Clemente (600 m)