Fontana di Trevi - A fonte mais bonita de Roma
Fontana di Trevi

Já te contaram que você deve jogar uma moeda na Fontana di Trevi e você não sabe por quê? Conheça a história da fonte mais bonita de Roma e de todo o mundo.

A Fontana di Trevi é a fonte mais bonita de Roma. Com 20 metros de largura por 26 metros de altura, a Fontana di Trevi é também a maior fonte da cidade. 

A origem da fonte remonta ao ano 19 a.C., época em que a Fontana constituía o final do aqueduto Aqua Virgo. A primeira fonte foi construída durante o Renascimento, sob as ordens do papa Nicolau V.

O aspecto final da Fontana di Trevi data de 1762 quando, depois de vários anos de obras promovidas por Nicola Salvi, foi finalizada por Giuseppe Pannini.

Como curiosidade, o nome de Trevi deriva de Tre Vie (três vias), já que a fonte era o ponto de encontro de três ruas.

O mito da Fontana di Trevi 

Por que sempre tem gente na Fontana jogando moedas na água e fazendo fotos? 

O mito nasceu com o filme “A Fonte dos Desejos” em 1954, que diz o seguinte:

  • Se você jogar uma moeda: voltará a Roma. 
  • Se jogar duas moedas: encontrarás o amor com uma bela italiana (ou italiano). 
  • Se jogar três moedas: irá se casar com a pessoa que conheceu. 

Para que isso funcione é recomendável jogar a moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo. 

Como dado curioso, a cada ano é retirado aproximadamente um milhão de euros da fonte. Desde 2007, esse dinheiro é usado com fins benéficos.

A fonte mais bonita do mundo

Para nós, a Fontana di Trevi é a fonte mais bonita do mundo. Tanto sob a luz do dia quanto iluminada com uma cálida luz durante a noite, a Fontana nunca está sem companhia.

Um ponto que costuma atrapalhar o momento da visita é que a região sempre está cheia de gente tentando vender rosas insistentemente, mas basta ignorá-los para continuar desfrutando de um lugar tão especial.

Transporte

Metrô: Barbieri, linha A (vermelha).

Lugares próximos

Piazza Colonna (278 m) Piazza Quirinale (318 m) Palácio Doria Pamphilj (372 m) Piazza di Spagna (542 m) Piazza Barberini (546 m)